segunda-feira, 29 de abril de 2013

A MENINA E O SAPO


Todos os dias, ele ficava sentado embaixo do pé de laranja e parecia pensar na vida. Certo dia, eu  decidi falar com ele. Cheguei bem pertinho dele e perguntei: Senhor sapo, o que acontece com o senhor? Por que fica aí parado e triste? Cadê os seus amigos? 

O sapo respondeu: Menina, eu te vejo todos os dias. Você está sempre brincando entre as árvores e cuidando dos bichos aqui do sítio. Você parece muito feliz. Eu já não posso dizer o mesmo, você adivinhou, pois estou muito triste. Sabia que meus amigos morreram!  É, e eu nem sei porque. Também desde que começaram a cortar as árvores, e a água do rio ficou com uma cor estranha, muitos bichos sumiram daqui, e alguns de meus amigos morreram. Você sabia que eu não entro mais naquele rio. É, eu fico por aqui onde tem bastante umidade. Todos os dias eu recebo água fresquinha na minha pele, quando regam as plantas. Eu aproveito e fico bem quietinho, aqui eu tenho tudo o que preciso. Só fico triste, porque não tenho mais os meus amigos.

Eu disse para o sapo: Mas que coisa terrível! Então é isso que está acontecendo. Que pena! Eu sei que o dono de uma fazenda pertinho daqui, andou derrubando muitas árvores. Ele quer fazer um pasto para bois. E o rio está contaminado por causa do veneno que jogam nas plantas para matar os insetos. O meu pai já brigou muito com essa gente, mas não tem jeito, porque continuam fazendo a mesma coisa. Se eu tivesse superpoderes, eu não deixaria ninguém poluir os rios e nem derrubar as árvores. Ah, eu sei que um dia tudo isso vai mudar. Muitas pessoas não gostam do que está acontecendo. Eu prometo que vou falar com todos meus amigos, para que eles nunca deixem ninguém destruir a natureza. Senhor sapo, nós vamos plantar muitas árvores e não vamos deixar ninguém poluir os rios. 

O sapo respondeu: Então você é minha amiga. Vamos ficar unidos. Você cuida de mim e eu cuido de você. Fala para todo mundo que derrubar árvores prejudica a vida dos sapos e de todos os outros bichos. Poluir os rios acaba com a vida que existe dentro deles. Vamos fazer muito barulho, amiguinha.
Eu respondi: Combinado, senhor sapo, nós vamos cuidar das plantas e das águas. De hoje em diante, seremos parceiros.

E daquele dia em diante o sapo e a menina se tornaram grandes amigos e defensores da natureza.

lita duarte

8 comentários:

Adriana disse...

Que estorinha linda. Vou contar para os meus sobrinhos.

FREITAS disse...

Lita, o amor a natureza precisa ser ensinado para as crianças.
Linda mensagem.

Abraços

DADI SILVEIRA disse...

Ler esse texto refresca minha alma.
Lindo.

Bjssss

Carmela disse...

O texto possui várias mensagens.
A amizade é uma delas.
Amei.

Beijinhos.

Rui L. Florêncio disse...

Esta é uma estória interessante, de companheirismo.
Muito bonita.

Saudações, amiga.

LUANA disse...

Amei!
Lindo, lindo.

Mariazita Azevedo disse...

Olá, Lita
Uma maneira muito bonita de alertar para o perigo que corre a Natureza, e a necessidade de, urgentemente, inverter as atitudes que norteiam a sociedade.
Estamos cometendo verdadeiras atrocidades, cortando floresta, poluindo rios, enfim, fazendo da Natureza um caixote do lixo.
Por isso "ela" de vez em quando se revolta :(

Para já... desejo um muito feliz Dia das Mães.
Beijinhos

Mariazita Azevedo disse...

Obrigada pela presença e pelo carinho, amiga.
Bom fim de semana.
Beijinhos