ESTÓRIAS...

ESTÓRIAS...

domingo, 11 de abril de 2010

"A MORTE DOS PEIXES"






Lá na lagoa grande havia peixes pra toda gente que quisesse pescar. Um dia, chegou naquela cidade do Brasil, um rico empresário. Ele gostou muito daquele lugar, então ele pensou em instalar por lá uma empresa de papel. Certamente ele pensou em como ficaria mais rico e como faria aquela cidade prosperar com seu empreendimento.

Os pescadores que viviam muito bem do produto da pesca, juntamente com os demais moradores pensaram que aquela empresa poderia ser de grande importância para a cidade. Pensaram nos empregos que ela ofereceria, e como seria bom ter novos empreendimentos ali.

O tempo passou e a empresa foi instalada. Ia tudo muito bem, todos estavam felizes.
Certo dia, os pescadores não puderam pescar. A lagoa grande estava lotada de peixes mortos. A população ficou apavorada com aquele acontecimento. Todos queriam saber o que havia acontecido.
Infelizmente aquela não seria a única vez de tanta mortandade de peixes na lagoa grande.

O tempo foi passando. Como o tempo é o maior revelador de todas as coisas: foi revelando aos moradores daquela cidade que a empresa de papel era causadora das mortes dos peixes. Ela despejava material químico nas águas da lagoa, assim não havia como os peixes sobreviverem. Era morte certa.

Com o passar dos dias, os moradores foram perdendo em qualidade de vida. Peixes já eram escassos por ali. Mas a empresa de papel ia muito bem e cada vez mais rica. Enquanto a cidade cada vez mais pobre e decadente, pois a maior riqueza do lugar estava sendo degradada por causa de uma empresa de papel.
Ninguém fazia nada para reverter o triste quadro. Os moradores reclamavam, mas ficava tudo na mesma. Os políticos fingiam que estava tudo bem.

Certo dia, apareceu lá na cidade uma jornalista. Ela fez algumas matérias para a TV denunciando o ocorrido. Infelizmente o tema não causou grande repercussão.

Depois de muitos anos e muita degradação, finalmente a empresa instalou equipamentos que evitavam o lançamento de produtos na água que fizessem mal. Infelizmente já era muito tarde, porque muitas espécies de peixes haviam desaparecido daquela lagoa, tentaram introduzir novas espécies mas a lagoa nunca mais foi a mesma.



lita duarte